domingo, 26 de abril de 2015

Mesa de Abertura: "Refletindo sobre as origens da mídia paraibana"




A atividade inaugural do I Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana não poderia adotar um tema tão propício: as origens da nossa mídia! Para debater o assunto, quatro pesquisadores da àrea foram especialmente convidados. 

A mesa acontecerá no dia 28 de maio de 2015, às 9h, no Aud. Mídias Digitais, e será mediada por Jocélio Oliveira, jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba.  O debate terá o historiador José Octávio de Mello, que falará sobre "Panorama da história da mídia local e a sua centralidade no cotidiano político paraibano". 

Mello é referência no estudo sobre a história da Paraíba e é autor de diversos livros, entre eles "História da Paraíba - Lutas e Resistência" (2007) e "1964 no mundo, Brasil e Nordeste" (2004). Além da experiência como historiador, o pesquisador também é jornalista, contribuindo com diversos jornais do estado.  

Também integrarão a mesa, as professoras Sandra Moura e Emília Barreto, que vão refletir sobre o jornalismo de resistência produzido na Paraíba na Ditadura Militar. Sandra Moura integra o Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Emília Barreto é professora do Curso de Comunicação Social da mesma instituição, é mestre pela Universidade de Tours/França. Ambas são organizadoras do livro "Mídia, Tecnologia e Linguagem Jornalística" (2014), ao lado dos professores Cláudio Paiva, Thiago Soares e Virginia Sá.

Para refletir sobre  a "Televisão e o Desenvolvimento Regional", o convidado é Rômulo Azevedo, professor da Universidade Estadual da Paraíba. Azevedo foi diretor de telejornalismo de várias emissoras da Paraíba, como a TV Borborema, Paraíba e Itararé. A atividade, assim como todas as atividades do I Simpósio, é gratuita e aberta ao público. Participe!  

SERVIÇO
I Simpósio de Pesquisa sobre Mídia Paraibana 
Mesa de Abertura - "Refletindo sobre as origens da Mídia Paraibana"
Debatedores: José Octávio de Mello, Sandra Moura, Emília Barreto e Rômulo Azevedo
Data: 28 DE MAIO DE 2015 
Horário: 9h
Local: Aud. Mídias Digitais  




Nenhum comentário:

Postar um comentário